domingo, 3 de julho de 2011

Kraken

Kraken é uma criatura mitológica (uma lula gigante) que aterrorizou a mente dos navegadores espanhóis e portugueses do século XV. Para os vikings estes monstros ao girar seus tentáculos provocavam traiçoeiros redemoinhos que tragavam qualquer embarcação.

O maior espécime documentado pela ciência foi encontrado em uma praia da Nova Zelândia em 1880, media cerca de 20 m e pesava 1 tonelada. Segundo Clyde Roper, biólogo americano, "possuem o cérebro mais desenvolvido de todos os invertebrados, os maiores olhos do reino animal ( do tamanho de uma cabeça humana ) e as únicas criaturas que sabem onde elas se escondem são os cachalotes". Diversas baleias dessa espécie foram vistas com enormes cicatrizes provocadas por tentáculos, pois a lula gigante é o único animal capaz de lutar com um cachalote. Os "supermoluscos" aparentemente vivem entre 300 e 1000 metros de profundidade. 

Como os estudos científicos das profundezas oceânicas só agora começaram (apenas um décimo de 1% já foi estudado) e, mesmo assim, animais bizarros e até então inesperados foram encontrados, como vermes gigantes com mais de 2 metros de comprimento que possuem tentáculos em volta da boca, peixes que possuem lanternas na cabeça, animais alongados como vermes que possuem apêndices articulados como os artrópodes, etc.

Esses animais fazem parte da fauna abissal, assim chamada por causa da região em que foi encontrada. São animais adaptados à condições extremas, pois nessa profundidade quase não há luz, portanto não há seres fotossintetizantes que produzam matéria orgânica ou oxigênio, além disso a pressão é muito maior que nas partes mais rasas do oceano. 

Através de sondas marítimas será possível descobrir novas espécies e, talvez provar a existência de animais lendários como as serpentes marinhas ou peixes semelhantes a elas, e quem sabe até, detectar a presença de plessiossauros, espécie de réptil marinho gigante que foi considerado extinto na época dos dinossauros, mas que foi descrito em vários avistamentos aparecendo inclusive em fotos não muito nítidas.

Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=1307.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário